SETEMBRO AMARELO
- Jemima Rangel
- 7 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de abr. de 2022
Dia 10/09 é o dia mundial contra o suicídio e conversar sobre esse assunto é a melhor prevenção.
Uma coisa que quero começar a dizer é: não julgue o suicida pois o motivo é multifatorial, e uma dor para você pode te fazer crescer, mas para outra pessoa, pode ser um motivo de querer morrer.
Vamos pensar um pouco sobre o suicídio?
1 - 90% dos suicidas foram ou poderiam ser diagnosticados com algum transtornos psquiátricos como depressão, bipolaridade, ansiedade e vício (de bebida e drogas), ou seja, aquela pessoa ao seu lado ou você mesma com ansiedade, desesperança, impulsividade e/ ou instabilidade emocional, procure ajuda com Psicoterapias, Terapias Complementares e Psiquiatria.
2 - Pessoas com dores crônicas sofrem tanto que podem adquirir transtorno de ansiedade e depressão e pode levar a pessoa ao suicídio. Uma dica: use óleo essencial de Copaíba para aliviar a dor. Pode ser via oral (1gota a cada 20 kg sublingual ou típico local).
3 - O suicídio é sim um caso de saúde pública pois famílias e amigos sofrem com a morte ou a tentativa de um suicida.
Mas como evitar o suicídio?
1 - Ter um sono reparador e de qualidade, pois é durante o sono que eliminamos toxinas e organizamos a memória. Segundo novas pesquisas nas Neurosciências, crianças de 6 - 13 anos, devem dormir de 9 - 11h; adolescentes 8 - 10h; adultos 7 - 9h; idosos 7 - 8h. Se tiver problemas de sono, indico um blend com Zimbro e Manjerona.
2 - Vínculos protegem suicídio. Ter uma estrutura familiar, boa rede social de apoio com amigos, igrejas, clubes e etc., pois é através da conversa que o suicida pode e o ouvido, abraçado, validar seus sentimentos.
Busque criar laços com alguém que te instrua a tomar decisões certas, afinal a ausência de vínculos é solidão e isso aumenta o suicídio.
Gostou do texto? Compartilha com quem você ama e precisa ler isso.
Beijos e abraços,
Jemima Rangel
Neuropscicopedagoga e Consultora Familiar ♥️








Comentários