top of page

TDAH E TRIO BASE

  • Foto do escritor: Jemima Rangel
    Jemima Rangel
  • 19 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de jul. de 2022



Segundo o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, o TDAH, Transformo do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno do neurodesenvolvimento e são caracterizados por dificuldade no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou pessoal.


O TDAH nasce com o trio base alterada: alteração da atenção, da impulsividade e de velocidade da atividade física e mental e o cérebro oscila entre o universo da plenitude criativa e o da exaustão de um cérebro que nunca para, como diz bem Ana Beatriz Barbosa Silva no livro Mentes Inquietas, e sobre esse trio de sintomas que constitui a espinha dorsal do comportamento do TDAH vou resumir abaixo:


1 - ALTERAÇÃO DA ATENÇÃO: é o sintoma mais importante e está presente no TDA (alguns dizem assim para os que não apresentam hiperatividade física) e no TDAH (apresentam hiperatividade física). Para crianças e adultos TDA ou TDAH é um desafio se manter concentrado e se compara a uma corrida cheia de barreiras. Por conta da desatenção, o TDAH se esforça muito para realizar as tarefas cotidianas e isso gera um cansaço mental e as vezes físico.


Como o cérebro fica envolto em uma tempestade de pensamentos, o TDAH não consegue atingir as metas pré-estabelecidas por ter dificuldade de canalizar os seus esforços na realização de trabalhos.


2 - IMPULSIVIDADE: Impulsividade significa estímulo, abalo, ímpeto, impulsão e pequenas coisas despertam grandes emoções que são transformadas em ações e como a mente do TDAH é sensível, um pequeno sinal, reage automaticamente sem avaliar as consequências.


Isso quer dizer que se o TDAH não souber administrar bem a impulsividade, ele será agressivo, terá descontroles alimentares e por jogos, gastos demasiados, tagarelice incontrolável, uso de drogas e outros descontroles.


Para o TDAH tudo é muito: muita dor, muita alegria, muita fé, muito prazer, muito desespero e se esses impulsos forem bem direcionados, o TDAH consegue construir algo que deseja.


3 - HIPERATIVIDADE FÍSICA E/OU MENTAL: O TDAH apresentam hiperatividade mental ou psíquica e/ou física.


A hiperatividade física é aquela criança que não para, o chamado "pestinha", "desajeitado" e a hiperatividade mental é quando os pensamentos não param. É como se a mente tivesse um "chiado" cerebral e muitos não dormem à noite, não conseguem conversar por não entender as "deixas" sociais e não deixa a pessoa que fala terminar o assunto pois tira suas próprias conclusões.


Mas como saber se tenho TDAH? É preciso procurar um psiquiatra, um neurologista e pediatra para tomar medicação, psicoterapia com TCC e realizar testes neuropsicológicos. E para potencializar aprendizagem, sessões de neuropsicopedagogia (farei um teste melhor sobre os atendimentos).


Além disso, indico tratamento natural com florais e óleos essenciais para auxiliar no foco, na concentração e o comportamento.


- Floral: indico Aspen para vencer o medo sem causa aparente e Hornbean para melhorar a sensação de fadiga e incapacidade por estar exausto emocionalmente.


- Óleo Essencial: indico para noite no difusor o óleo essencial de lavanda para apaziguar taquicardia, palpitação, angústia, ansiedade e tensão nervosa. Por ser conhecido como o Óleo Essencial do Relaxamento, melhora o sono e o excesso de emotividade.


Para me conhecer melhor, deixo o link do meu Instagram desse vídeo:


https://www.instagram.com/tv/Ce6kFBcJap-/?igshid=MDJmNzVkMjY=b


Beijos e abraços,

Jemima Rangel Marins 🤗😘

Neuropp e Consultora Familiar

 
 
 

Comentários


Post: Blog2 Post
bottom of page