top of page

SEROTONINA E SISTEMA NERVOSO

  • Foto do escritor: Jemima Rangel
    Jemima Rangel
  • 20 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de abr. de 2022

Segundo pesquisas, um quinto da população mundial, ou seja 20% das pessoas em nível mindial um dia terá ou teve depressão e no Brasil são 38 milhões.


Mas qual a diferença entre depressão e tristeza?


Segundo Daniel Goleman, tristeza acarreta uma perda de energia e de entusiasmo pelas atividades da vida, principalmente diversões e prazeres após uma grande perda, morte ou uma decepção significativa. O objetivo dessa perda de energia é manter o ser humano vulnerável para estar seguro em casa para replanejar um novo recomeço quando a energia retornar.


Depressão é uma perda profunda de energia e a pessoa perde a motivação e o prazer é sugado. Ela pode se sentir triste, sem vontade de viver ou pode perder o prazer, ou seja, a vida parece não ter mais graça e a pessoa não tem mais energia para mudar a situação e a autoestima desaba e no físico, sente angústia, aperto no coração, falta de ar e alteração no sono e apetite. A cabeça fica vazia, e a pessoa perde a memória, a concentração e a capacidade de raciocínio e com o sofrimento, não vê saída e pode sentir vontade de desistir da vida.


A depressão tem alteração biológicas no cérebro, fatores sociais, ambientais e os tratamentos serão indicados pelo médico psiquiatra e o diagnóstico pode ser leve e moderado (sem sintomas físicos e não causa impacto no dia-a-dia) e caso mais agressivo. A prescrição de medicação vai de cada psiquiatra e psicoterapias são necessárias para o tratamento e a Terapia Cognitiva Comportamental é a mais indicada.


Vale a pena lembrar que psicoterapia e terapias complementares são importantes nesse processo, e complementam o remédio, mas é necessário melhorar a alimentação para a produção da serotonina, mas o que é serotonina?


Conhecida como hormônio da felicidade, 90 % da serotonina é produzida nos intestinos e a matéria-prima para sua produção é o triptofano, mas o que é triptofano?


Triptofano é um aminoácido que o nosso intestino produz ao ingerirmos alimentos como de origem animal (carne de boi, de porco, peixe, frango, ovo e de origem vegetal, banana, feijão, arroz integral, leite de cabra.


Para os alimentos ricos em triptofano se transformarem em serotonina, precisamos estar com a nossa flora intestinal e o corpo equilibrado. Caso haja alguma inflamação ou disbiose intestinal (alteração no intestino que diminui a capacidade de absorver nutrientes) em vez de seguir o caminho para formar sertonina, pode formar quinureninas, hormônios que irrita o nosso sistema nervoso, ou seja, podemos nos alimentar direito, mas se não cuidarmos da nossa flora intestinal, não vai adiantar.


Agora Jemima, como posso melhorar a minha microbiota (a flora intestinal)? Segundo o Dr Juliano Teles, tirando alimentos que causam inflamação como o trigo pois aumenta a permeabilidade intestinal e o estresse e eleva o cortisol. E uma observação desse médico: "O trigo é mais forte do que todas as coisas que comemos de saudável" Interessante, né?


Quando estamos com a flora intestinal saudável, a serotonina vai para o cérebro por via nervo vago e chega no sistema nervoso e ela é transformada em melatonina, hormônio do sono e noites bem dormidas, sentimos prazer, alegria, felicidade e bem-estar, e ver o lado positivo das coisas.


Como você pode me ajudar Jemima? Como Coach Terapeuta eu indicaria na nossa sessão um blend com Óleo Essencial de Manjerona (OE do afeto) para acalmar as emoções e fortalecer o seu eu interior, aportar relaxamento e amenizar sintomas decorrentes de stress e ansiedade. No tratamento Floral, eu indicaria uma composição com Gorse para a pessoa voltar a ter esperança na mudança da vida.


Beijos e abraços,

Jemima Rangel

Neuropscicopedagoga e Consultora Familiar ♥️

 
 
 

Comentários


Post: Blog2 Post
bottom of page