HORMÔNIOS DA FELICIDADE
- Jemima Rangel
- 28 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de abr. de 2022
São neurotransmissores produzidos no cérebro e podem "nos deixa" felizes, dispostas e relaxadas.
Os hormônios da felicidade são produzidos pelo nosso corpo e são liberados em situações específicas, como praticar atividades físicas, meditar e quando estamos com dores intensas. Quero apresentar os 4 principais hormônios:
1 - DOPAMINA: nos dá a sensação de pertencimento, confiança para trabalhar em equipe, atua no controle dos movimentnao s, aprendizagem, na cognição e na memória ao acionar o ciclo de recompensa e a sensação de prazer, e estimula o cérebro a completar tarefas. Como consequência, nos ajuda a melhorar como espécie.
Baixa dopamina: perda de libido, sensação de cansaço e alteração dos movimentos.
Como estimular: atingir metas, praticar atividades físicas, meditar (eu gosto da mindful), dormir, ouvir música, tomar sol e fazer uso de Aromatepia e Florais (através do melhor da natureza, cuidamos as emoções e sentimentos paralisantes).
2 - SEROTONINA: atua no cérebro e é encontrada no sistema digestivo e nas plaquetas de sangue e ajuda na circulação sanguínea e na integridade cardiovascular, além de equilibrar o humor, o apetite, o sono, a memória e na aprendizagem. Deixo aqui o link do vídeo do meu Instagram que fala sobre a serotonina: https://www.instagram.com/tv/CPjV1QBpXhN/?utm_medium=copy_link
Baixa serotonina: mau humor pela manhã, sonolência durante o dia, alteração no desejo sexual, vontade de comer toda hora (principalmente doce), irritabilidade pela falta de sono, dificuldade na aprendizagem, distúrbio da memória e na concentração.
Como estimular: praticar atividades físicas e de relaxamento (yoga é uma dica maravilhosa), alimentação equilibrada e tomar sol diariamente (o sol do início do dia e final da tarde e use protetor solar).
3 - ENDORFINA: poderoso analgésico liberado pelo organismo em situações de dor e estresse.
Baixa endorfina: alteração de humor, dores no corpo, irritabilidade, ansiedade constante.
Como estimular: atividades físicas, dar gargalhadas, ter relação sexual, relembrar bons momentos (principalmente no luto), fazer planos para o futuro e comer chocolates (mas chocolate com cacau - 70%).
4 - OCITOCINA: hormônio do amor, reduz ansiedades e traz sentimento de calma e segurança. Segundo pesquisas, a ocitocina está ligada a saúde sexual (na liberação do orgasmo, sobretudo quando a troca sentimental real). Uma coisa linda desse hormônio é que estimula a concentração do útero na hora do parto e libera o 1º leite para amamentação.❤️
Baixa ocitocina: palidez, olhar triste, baixo libido, excesso de sensibilidade, ansiedade e medo.
Como estimular: abraçar com vontade, tomar sol (pela manhã e à tardinha usando o protetor solar), ter relações sexuais (do toque ao orgasmo) e se precisar, pode tomar este hormônio com prescrição médica.
Gostou do assunto, compartilha com as amigas e os amigos! Agradeço por ter ficado comigo até aqui!
Beijos e abraços,
Jemima Rangel
Neuropscicopedagoga e Consultora Familiar ♥️








Comentários