AROMATERAPIA E SEBORREIA
- Jemima Rangel
- 30 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
A caspa afeta homens e mulheres de qualquer idade em todo mundo e muitas pessoas associam o problema com falta de higiene.
Na verdade, a caspa pode ser causada por vários motivos. Mas, para nossa alegria, podemos tratar, minimizar sintomas , combater, previnir e melhorar o aspecto do couro cabeludo de forma natural e simples ao usar Óleos Essenciais.
Então vamos conhecer O MELHOR DA NATUREZA para o nosso couro cabeludo e fios maravilhosos?
A caspa pode ser identificado pela descamação do couro cabeludo, pó branco sobre as roupas e entre os fios de cabelo, e em muitos casos, couro cabeludo fica irritado, avermelhado e/ou com coceira frequente, porém combatê-la pode ser difícil, pois ela pode ter diferentes causas e motivos. O ideal é ir ao dermatologista para entender a causa da escamação.
Vou sugerir algumas causas:
- Dermatite seborreica: é causada pelo excesso de oleosidade no couro cabeludo.
- Fungos:a descamação da pele do couro cabeludo pode ser pelo fungo Malassezia e pode ser combatida por antifúngicos e antibacterianas, (falarei abaixo sobre óleos essenciais) e tratamentos capilares específicos.
- Dermatite de contato: é uma alergia no couro cabeludo causado por produtos como shampoos, condicionadores, pomadas modeladoras, etc, o que facilita pois é só suspender o seu uso para minimizar o problema.
- Pele seca: com a ausência de umidade natural entre os fios, pode causa o ressecamento do couro cabeludo, provocando a escamação dessa região.
- Lavagens: lavar o cabelo com frequência ajuda a amenizar os sintomas da caspa, justamente por manter a higienização do local.
Agora que dei uma breve explicação, vou falar de cinco óleos essenciais para auxiliar o tratamento e amenizar as caspas. Lembrando que o ideal é esses óleos serem puros e orgânicos e é preciso evitar o uso de shampoo e cremes com parabenos ou outras químicas que trarão malefícios para o couro cabeludo. Vamos lá comigo?
1. MELALEUCA
O óleo essencial de Melaleuca ou Tea Tree é um poderoso anti-inflamatório e antifúngico e é perfeito no controle da caspa, mas é preciso diluí-lo bem por ser um produto altamente concentrado, pode causar irritação se usado incorretamente .
2. CAPIM-LIMÃO
O óleo essencial de Capim-Limão é ótimo para tratamento de diferentes infecções e problemas causados por fungos. Mas o ideal é testar na pele antes do uso pois por conter aldeídos pode causar ardência na pele ou em regiões sensíveis.
3. ALECRIM
Um dos mais conhecidos no tratamento de caspa, o óleo essencial de Alecrim tem propriedades antifúngicas e antibacterianas, o que regula a oleosidade da região, ajuda a controlar a escamação, aumenta a circulação do couro cabeludo e promove o crescimento do cabelo.
Dica de uso: Colocar uns pingos no creme vegano ou no óleo de côco e massagear o couro cabeludo à noite e tirar pela manhã. Além de cuidar do couro cabeludo, vai hidratar os fios do cabelo.
4. LAVANDA
Por ter propriedades antifúngica, anti-inflamatória e regenerativa, óleo de Lavanda ajuda a promover um couro cabeludo saudável e livre de germes. Por ser suave, pode ser usado diretamente ou diluído num produto carreador natural diretamente no couro cabeludo quando este estiver avermelhado ou dolorido.
5. TOMILHO
O óleo essencial de tomilho evita quaisquer germes e fungos que causam infecções por caspa e couro cabeludo por conter propriedades anti-fúngicas e anti-sépticas. Além disso, este óleo também estimula a circulação, ajuda a manter o couro cabeludo revigorado e saudável. É preciso usá-lo com um produto carreador natural por ser um óleo altamente concentrado.
O ideal é passar pela avaliação para uma melhor indicação de tratamento terapêutico com Aromaterapia. Qualquer dúvida, me chama por aqui pois terei prazer em te auxiliar!❤️
Se gostou desse post, que tal compartilhar?
Beijos e abraços,
Jemima Rangel
Coach Terapeuta








Comentários