top of page

ABRACE A VULNARIBILIDADE

  • Foto do escritor: Jemima Rangel
    Jemima Rangel
  • 17 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de abr. de 2022

Você sabia que o ego é do tamanho de sua fraqueza? Vamos falar sobre ARROGÂNCIA X HUMILDE


Segundo o Professor e Neuroscienrista Pedro Calabrez, para entender melhor o que é cada um, é preciso refletir:


- O mundo sem humildade seria melhor ou pior? PIOR, então a humildade é uma VIRTUDE.


- E se o mundo não tivesse a arrogância, seria melhor ou pior? MELHORA, então a arrogância é um VÍCIO.


A arrogância é um vício, um defeito do caráter, o oposto da humildade. A humildade é uma virtude, *é amar mais a verdade do que a você mesma* e segundo André Comte Sponville. É entender que por mais competências que temos, mais ainda temos a aprender e que nunca seremos completos pois sempre temos de melhorar. É reconhecer os próprios limites e imperfeições, e como disse bem o Professor Calabrez, humildade é uma espécie de ideal pois nunca seremos plenamente humildes mas devemos buscá-la e lutar por ela a cada dia. Só assim a arrogância diminuirá e controlaremos o nosso ego, a nossa arrogância e frearemos o narcisismo e teremos a vida plena pleníssima!


A arrogância é amar mais a si mesma que a verdade e é uma manifestação do ego e ela vai destruindo aos pouco a nossa vida de modo a não percebermos.


O arrogante se acha melhor e mais especial que o outro e usa a frase "VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?". Ele trata bem quem pode alimentar o seu poder e humilhar quem não pode.Quer deixar de ser arrogante? Pensa se vale a pena discutir um assunto com uma pessoa mais estudada que você.


Uma outra forma de conhecer o arrogante, é a pessoa que ama a sua melhor versão, mesmo estando infeliz e insatisfeita com ela e frase do tipo "EU NASCI ASSIM, VOU MORRER ASSIM!" e as desculpas para não mudar faz com que ela tenha um comportamento abusivo consigo mesma.


Segundo a ciência da mudança, é possível mudar, mesmo as características do temperamento, da personalidade ou algo mais profundo. É preciso ter conhecimento sólido de si, estratégias eficientes e sabedoria para mudanças.


Como fazer isso? Buscando o autoconhecimento, colocar o nosso ego de lado pois ele nos impede de crescer intelectualmente, de evoluir e expandir os horizontes.


Quer ser mais confiante, mais equilibrada, mais sábia e feliz? Quer se desenvolver? Deixo essa frase de Brené Brown *"Você não pode alcançar a coragem sem encarar a vulnaribilidade. Aceite a dificuldade."* A maioria de nós temos o medo e coragem ao mesmo tempo. Qual deles você vai deixar fluir? A coragem para vida plena ou o medo para continuar sobrevivendo?


Beijos e abraços,

Jemima Rangel

Neuropscicopedagoga e Consultora Familiar ♥️

 
 
 

Comentários


Post: Blog2 Post
bottom of page