top of page

3 MOTIVOS PARA USAR AROMATEPIA

  • Foto do escritor: Jemima Rangel
    Jemima Rangel
  • 26 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de abr. de 2022

Da história ao porquê usar Aromatepia


UM POUQUINHO DA HISTORIAS DO USO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS


Antigamente não havia distinção entre médico, biólogo, astrônomo e psicológo. Todos eram chamados de Sábios que agregavam conhecimento em várias áreas e proporcionaram um estado de saúde mais equilibrado a si próprio e da comunidade.


Segundo achados arqueólogos, o comércio dos Óleos Essenciais e unguento está datado a 3.500 anos a. C. e as principais rotas eram Egito, Oriente Médio, Pérsia, Babilônia, Índia e China.


A Bíblia relata o pedido de Deus o uso do Olíbano no templo dos Judeus e o uso da Mirra no SPA do concurso de beleza para se casar com o Rei Assueiro, e Ester conquistou o primeiro lugar e se tornou uma Rainha.


Os primeiros perfumes da história é datada no Antigo Egito e segundo histórias, Cleópatra era apaixonada por aromas e utilizou esses aromas para conquistar os imperadores Março Antônio e Júlio César.


As primeiras extrações dos óleos puros é datado perto de 1.000 d. C. e começaram a utilizar esses óleos para perfumes, loções e banhos, até em 1920 um químico francês chamado René Maurice Gattefossé sofrer um acidente no laboratório de sua família e ele queimou os dois braços. Ele foi ao médico e os antibióticos usados não salvou os braços e ele perderia seus braços. Foi nesse momento que ele decidiu utilizar a Lavanda Francesa nos ferimentos até o dia da amputação. Quando retornou ao médico, as feridas estavam cicatrizando. Daí iniciou os estudos dos óleos essenciais com ação terapêutica, preventiva e curativa, e hoje na França existem algumas lojas de óleos essenciais com uma plaquinha com o nome do aromatólogo e seus estudos incluindo mestrado ou doutorado. No Brasil, estamos construindo uma consciência do uso.


VAMOS PARA OS MOTIVOS?


1 - É uma Ciência e arte milenar que trata ou previne doenças através do uso de plantas, o que chamamos de fitoterápicos e tem como objetivo tratar emoções e doenças físicas.


Eu costumo dizer que os óleos essenciais são o melhor da natureza para nós, pois esses aromas são as moléculas aromáticas, e tais moléculas são formadas como defesa de predadores ou ação curativa na planta. Por esse motivo, escolha óleos puros e orgânicos pois quando a planta é de estufa ou tem remédios contra parasitas, não é formada a molécula forte e a ação diminui.


2 - Equilibra as emoções via Sistema Nervoso Central. O nosso sistema respiratório está do lado do nosso Sistema Límbico, cérebro emocional, e tratamos as nossas emoções, os nossos sentimentos e traumas.


3 - Funciona como antioxidante no nosso organismo e protegem nossas células sadias e nos livram de doenças como alguns cânceres, diabetes, obesidade, hipertensão e outras.


Se eu pudesse resumir, diria que o uso da Aromatepia é uma escolha e mudança de hábitos. Se você está disposto a mudar seus hábitos de vida, volta no blog para ler algumas dicas e conheça meu Instagram.


Beijos e abraços,

Jemima Rangel 🌸❤️😘

Neuropscicopedagoga e Consultora Familiar ♥️


 
 
 

Comentários


Post: Blog2 Post
bottom of page